quinta-feira, 21 de abril de 2011

Capim dourado







Capim dourado
o ouro do Jalapão


Você conhece o Jalapão? Não? Mas certamente conhece ouro, existe uma ligação entre essas duas palavras. Pois bem, Jalapão é uma região do estado de Tocantins que esta conquistando o mundo inteiro, em especial as mulheres, por causa do brilho que brotou da terra, mas cuidado há um ditado que diz “nem tudo que brilha é ouro”. As mulheres gostaram tanto deste ouro que estão pagando caro por ele, em bolsas, pulseiras, cintos, c brincos, peças de decoração entre outros acessórios. Só tem um detalhe que elas precisam saber, na verdade já sabem, que não é ouro, alias sabem até que é capim, isto mesmo nós mulheres estamos usando capim como acessório e conscientes disso. Mas não é qualquer capim, é o Capim DOURADO, e este diferente do ouro, que tem em vários lugares, só nasce no Jalapão, e os acessórios não são feito em fábricas em grande quantidade, são feitos à mão um a um, assim fica ainda mais especial, não tem como não se apaixonar.




As peças são produzidas por artesãos da comunidade local, muitas desses homens e mulheres deixaram à lavoura, atividade até então predominante na região, para se dedicar ao artesanato e têm o capim dourado como a única fonte de renda, de onde tiram o sustento diário para suas famílias. Hoje os produtos criados por estes artesãos estão ganhando o mundo e conquistando cada vez mais admiradores na França, na Espanha, na Itália e até no Japão.

O capim dourado do Jalapão não é ouro literalmente, mas virou ouro para quem usa e para quem cria e comercializa, quem usa tem o prazer de exibir a beleza de um trabalho artesanal que lembra o ouro, e quem cria tem a alegria de receber a recompensa pelo trabalho que mais parece uma obra de arte. O capim dourado não pode ser colhido o ano inteiro, apenas no período de 20 de setembro a 20 de novembro para que o produto não entre em extinção, existe também uma regulamentação no estado para que o capim não saia da região na forma “in natura”, esta é uma forma de garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica da comunidade local.

O capim dourado tem um valor inestimável para o Brasil e para os brasileiros, pois afinal é um produto tipicamente nosso derivado de uma região um tanto quanto descriminada por alguns, mas que por si só conseguiu brilhar com um brilho natural e por isso se destaca no mundo.







Miza Nascimento





0 comentários:

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Minha foto
Miza
Olá seja bem vinda ao BEM VESTIDA, aqui você encontra coisas interessantes e atuais sobre moda e mais um pouco. Quer saber se atualizar com tudo que está na moda? Veja o link TENDÊNCIAS. Gosta de estilismo e criação de modelos passe pelo DESENHOS DE MODA. Quer simplismente conversar ou ler sobre algo que não viu em nenhum outro lugar? Então não deixe de ver o DIÁRIO. Pode entrar fique a vontade e boa visita!
Ver meu perfil completo

Seguidores

Arquivos do blog

Postagens populares