quinta-feira, 5 de maio de 2011

Scrapbook


Scrapbook
Preservando histórias

O scrapbook é um tipo de álbum personalizado que está conquistando cada vez pessoas no Brasil. A palavra tem origem inglesa e é composta por duas palavras, scrap, que significa recorte, e book, livro, álbum. Apesar de bastante antigo na Europa e nos Estados Unidos, no Brasil ele vem ganhando destaque apenas de alguns anos pra cá. A idéia de guardar lembrançinhas já é bastante antiga, há séculos atrás os europeus costumavam preservar detalhes como fios de cabelo, folhas e outros pequenos objetos para servir como recordações, com o tempo estas pequenas lembranças foram sendo incorporadas a livros. O scrapbook propriamente dito foi criado a partir da invenção da maquina fotográfica, quando finalmente foi possível obter a matéria prima do álbum, a foto.


O álbum é feito de modo artesanal com muita delicadeza, geralmente são usados papeis decorados, enfeites, detalhes que enfatizem o momento, tudo isso com variadas cores e tons a fim de torná-lo o mais personalizado possível. Nesse processo de construção o que mais se usa é a imaginação e a criatividade e o resultado se transforma numa verdadeira obra de arte.



O novo modelo de álbum esta sendo destacado em um momento bastante oportuno, quando as fotos estão se perdendo dentro de computadores, pendrivers, CDs entre outros recursos tecnológicos. Na era digital parece que se perdeu o costume de reunir família e amigos para folhear álbuns e recordar os momentos que formaram e marcaram a vida. O scrapbook se apresenta como uma espécie de reeducação da preservação da história individual, familiar e também das amizades. Parece que precisamos realmente reaprender a guardar, a preservar nossa história, a valorizar os pequenos gestos e apreciar os momentos, o almoço em família, o primeiro passo do filho, a pizza com os amigos. Não sabemos o que acontecerá amanhã, logo pessoas queridas que hoje estejam conosco num domingo à tarde na segunda podem não estar mais.


Na maioria das vezes não valorizamos as coisas simples, mas são com elas que construímos a maior parte da vida. Quando alguém se encontra num momento crítico da vida como num hospital, por exemplo, o que mais sente falta não é de bens materiais, muito dinheiro ou coisas desse gênero, mas sente falta das coisas simples, deseja à comidinha caseira, o aconchego do lar, a presença das pessoas que ama etc.



O tempo que se tira para a construção do scrapbook é um instante único em que o indivíduo revive momentos, alegrias, analisa decisões, observa os caminhos percorridos, isso tudo pode servir como uma excelente terapia. Por trás de uma simples foto existe toda uma história, a imagem representa apenas uma pausa no percurso e nada melhor do que aproveitar essa pausa para refletir sobre a vida.



Miza Nascimento

2 comentários:

Anônimo disse...

realmente fica belissimo!!! sei fazer.
fica perfeito

Anônimo disse...

queremos novidades!!!!!
rsrsrs

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Minha foto
Miza
Olá seja bem vinda ao BEM VESTIDA, aqui você encontra coisas interessantes e atuais sobre moda e mais um pouco. Quer saber se atualizar com tudo que está na moda? Veja o link TENDÊNCIAS. Gosta de estilismo e criação de modelos passe pelo DESENHOS DE MODA. Quer simplismente conversar ou ler sobre algo que não viu em nenhum outro lugar? Então não deixe de ver o DIÁRIO. Pode entrar fique a vontade e boa visita!
Ver meu perfil completo

Seguidores

Arquivos do blog

Postagens populares